Mapas das diversidades culturais do ABC 2012

Grupos de Identidade e Cultura/ UFABC/ 2012

Jovens da Figueiras 
Identificar os grupos de jovens que compõem a vida noturna da Rua das Figueiras com o objetivo de verificar a diversidade cultural existente entre esses jovens e apontar os pontos semelhantes e divergentes.




Foco de pesquisa são alguns dos vendedores ambulantes de cachorro-quente na região próxima à Universidade Federal do ABC em São Bernardo. Caracterizar a organização do trabalho destes vendedores, atentando e traçando paralelos também entre seus perfis culturais e a atividade exercida.




 Infanteria, a bateria da UFABC 

Devido a escassez de estudos no que diz respeito às baterias universitárias, 
nesse caso em específico, da Universidade Federal do ABC por se tratar de um grupo de referência nesse setor, e carência de informações referentes a diversidade de expressões corporais e culturas entre seus integrantes/alunos que contribuem para o sucesso dessa bateria. Estudo sobre a linguagem do corpo, na Infanteria (bateria da UFABC) porque é de extrema relevância e faz parte da cultura da infanteria, importante para entender a cultura gestual da bateria universitária.



Dupla Jornada

 A dupla jornada das mulheres do bairro Parque Marajoara (Santo André) que trabalham em seu ambiente domiciliar.
Ness pesquisa de campo pode-se perceber fortemente que todas as mulheres entrevistas abriram mão de seu trabalho registrado para outras coisa que não elas mesmas.
 A maioria abriu mão de sua própria identidade para se dedicar aos filhos, ao marido e ao lar. 



 Legado Vera Cruz



Os estúdios, que pertenciam a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, se encontram atualmente em uma espécie de abandono. Além disso, sua história apresenta várias controvérsias e lacunas. Nesse sentido, temos uma boa oportunidade de fazer uma compilação de dados para analisarmos de forma mais adequada os pontos intrigantes da história da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, seja pela análise do espaço que existe até hoje, seja pela análise de seu acervo. 
Com isso valorizar a  importância do mesmo para a identidade e cultura de São Bernardo.



O projeto se baseia em apurar, de forma observativa e analítica, os impactos que as intervenções urbanas do grafitte, tomando como recorte a arte “É o Saci Urbano”, trazem para o meio social. O principal objetivo é buscar conhecer a comunicação visual por trás do grafitte, abordar a linguagem visual, as figuras de linguagem presentes na arte e analisar o contraponto colocado pelo artista entre a mensagem e a arte.


Um grupo de jovens da região do ABC Paulista se reuniu para cuidar de um terreno abandonado na tentativa de construir um parque linear no local para a comunidade com atividades de lazer e conscientização ambiental.
O movimento Salve Barroca surgiu da persistência de vários moradores, coletivos e alguns alunos da UFABC que moram próximo  ao local. O objetivo é que este terreno que fica na divisa entre Santo André e São Caetano que contêm dutos da Petrobras seja transformado em um parque linear e que a função deste espaço seja destinado a população. 


Artesanato em SBC  


Nas últimas décadas houve o aumento da entrada de produtos industrializados o que gerou a  curiosidade acerca da influência na vida desses trabalhadores informais. Analisar a cultura do comércio informal de artesanatos no cenário da industrialização utilizando como alvo da pesquisa de campo a Feira de artesanato Lauro Gomes.



Analise do comportamento dos jovens e o modo como lidam com as regras, com determinados limites e o Escotismo trabalha com a questão disciplinar, algo que já é implícito em suas leis. Compreender os motivos pelos quais jovens de 15 a 18 anos (Tropa Sênior) são tão fiéis as normas e regras do Movimento Escoteiro e também entender como os métodos de ensinamento, bem como a fidelidade desses jovens ao Movimento impactam na aceitação de normas e regras do Escotismo utilizando como campo de pesquisa os Escoteiros São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário