DIA 26/08:
(3ª. Feira) 21h às 23h, sala 203, alfa 2
Ana Catarina Martinelli
Braga. Historiadora e mestranda do Programa de Pós Graduação em Planejamento e
Gestão do Território. Orientadora: Profa. Dra. Silvia Helena Passarelli.
Objetivo da Aula: Proporcionar ao discente o conhecimento e a
reflexão sobre os conceitos de memória e identidade social através da pesquisa
de campo subsidiada pela ferramenta da História Oral.
TÓPICOS QUE
SERÃO ABORDADOS EM SALA DE AULA:
- Trajetória da pesquisa.
- O conceito de Memória e Identidade – (HALBWACHS, 1968)
(POLLACK, 1992).
- Identificação dos
conceitos de memória e identidade no Caso Sento-Sé.
- Exposição do Documentário
“Adeus Rodelas” (primeira parte) (duração de 10 minutos)
- Debate aberto (dúvidas e
argumentações) , exposição da questão a ser respondida pelos alunos.
MATERIAIS
DIDÁTICOS UTILIZADOS:
- “Adeus Rodelas”
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YVv-3aFkRfw
BIBLIOGRAFIA
BRAGA, A. C., Santo Sé Sento-sé e a construção da Barragem do
Sobradinho: a memória de um povo. Disponível em http://identidadeseculturasanadiet.blogspot.com.br/2014/07/links-para-assistir-o-documentarioadeus.html
HALBWACHS, Maurice. A
memória coletiva. Vértice. São Paulo, SP. 1990. Diusponível em: http://pt.scribd.com/doc/ 48811146/Maurice-Halbwachs-A- Memoria-Coletiva
POLLACK, Michel. Memória
Esquecimento e Silêncio. São Paulo, SP. Disponível em:
http://www.uel.br/cch/cdph/ arqtxt/Memoria_esquecimento_ silencio.pdf
__________________. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos. Vol, .n. 10. 1992. P. 200-212.
http://www.uel.br/cch/cdph/
__________________. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos. Vol, .n. 10. 1992. P. 200-212.
Disponível em: http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wpgz/wpcontent/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf
Deixe seu comentário
Selecione alguém de sua família e realize uma
entrevista com essa pessoa tendo como base uma pergunta: Para você qual o sentido da vida?
A partir da entrevista
coletada elaborem um texto de 15 a 20 linhas identificando os conceitos de memória e identidade na
trajetória de vida do colaborador entrevistado. O texto deve conter citações do
colaborador que identifiquem os conceitos estudados.
A palestra sobre identidade e memoria abordou vários autores e seus respectivos conceitos de como uma identidade é formada, como comunidades se aglutinam a partir daquela identidade e como uma mesma identidade pode variar dependendo da localização (que também exerce influencia sobre a identidade). O relato pessoal da palestrante sobre a historia de sua família e da sua trajetória de vida também nos deu uma de identidade pessoal e como ela pode se alterar ao longo de uma vida.
ResponderExcluir