segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Palestra 3 - Cultura oral em Sento Sé (BA)


DIA 26/08: (3ª. Feira) 21h às 23h, sala 203, alfa 2

Ana Catarina Martinelli Braga. Historiadora e mestranda do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Orientadora: Profa. Dra. Silvia Helena Passarelli.










Objetivo da Aula: Proporcionar ao discente o conhecimento e a reflexão sobre os conceitos de memória e identidade social através da pesquisa de campo subsidiada pela ferramenta da História Oral.
TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS EM SALA DE AULA:
- Trajetória da pesquisa.
- O conceito de Memória e Identidade – (HALBWACHS, 1968) (POLLACK, 1992).
- Identificação dos conceitos de memória e identidade no Caso Sento-Sé. 
- Exposição do Documentário “Adeus Rodelas” (primeira parte) (duração de 10 minutos)
- Debate aberto (dúvidas e argumentações) , exposição da questão a ser respondida pelos alunos.  

MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS:
- “Adeus Rodelas”


BIBLIOGRAFIA
BRAGA, A. C., Santo Sé Sento-sé e a construção da Barragem do Sobradinho: a memória de um povo. Disponível em http://identidadeseculturasanadiet.blogspot.com.br/2014/07/links-para-assistir-o-documentarioadeus.html
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Vértice. São Paulo, SP. 1990. Diusponível em:  http://pt.scribd.com/doc/48811146/Maurice-Halbwachs-A-Memoria-Coletiva
POLLACK, Michel. Memória Esquecimento e Silêncio. São Paulo, SP. Disponível em:
 http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf
__________________. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos. Vol, .n. 10. 1992. P. 200-212.


Deixe seu comentário
 Selecione alguém de sua família e realize uma entrevista com essa pessoa tendo como base uma pergunta: Para você qual o sentido da vida?
A partir da entrevista coletada elaborem um texto de 15 a 20 linhas identificando os conceitos de memória e identidade na trajetória de vida do colaborador entrevistado. O texto deve conter citações do colaborador que identifiquem os conceitos estudados.

Um comentário:

  1. A palestra sobre identidade e memoria abordou vários autores e seus respectivos conceitos de como uma identidade é formada, como comunidades se aglutinam a partir daquela identidade e como uma mesma identidade pode variar dependendo da localização (que também exerce influencia sobre a identidade). O relato pessoal da palestrante sobre a historia de sua família e da sua trajetória de vida também nos deu uma de identidade pessoal e como ela pode se alterar ao longo de uma vida.

    ResponderExcluir