quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Definição de cultura popular e cultura erudita

Os conceitos de cultura popular e erudita são relativos por terem intersecções de valores, porém diversos autores tentaram definir uma divisão entre ambos. A cultura popular é muitas vezes associada a conhecimentos duvidosos e inferiores, principalmente devido ao processo de perpetuação oral e não científica, como por exemplo, histórias sobre a criação de cidades ou provérbios e ditados, que dizem verdades baseadas apenas em experiências de vida. Já a cultura erudita é vista como a correta e detentora da verdade, já que são assuntos constantemente estudados e produzidos pela elite, além do fato de serem registrados, dificultando sua contestação por meios científicos, como por exemplo, diversas pesquisas científicas, registros literários de relevância cultural como Carlos Drummond de Andrade.
No texto de Petrônio Domingues, é apresentado diversas opiniões sobre quais as diferenças das culturas, e principalmente, mostra como elas se influenciam a todo momento, como no Renascimento, onde as novas elites adaptaram a cultura popular e esta passou a ser parte integrante de uma cultura hegemônica.
No filme “Os Narradores de Javé”, o encontro entre ambas as culturas também é visto, mas em outra perspectiva. A cultura popular sofre pressão para ser transformada em
“erudita”, pois esta é a condição necessária para reconhecer e manter a vila. Tal transformação gera discussões sobre a legitimidade da cultura popular pelo fato de ser muito variada, já que o contar de uma história, com o passar do tempo, se altera dependendo do contexto e do indivíduo que a conta.

Beatriz Pidone e Pedro Farhat - alunos do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário