quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Os três sujeitos de Stuart Hall

Stuart Hall apresenta 3 sujeitos que serão comparados às ideias de outros autores. Os sujeitos são:
Sujeito Iluminista: o movimento Humanista esteve presente na formação deste sujeito por priorizar o caráter individual do ser humano, contrapondo o pensamento teocêntrico. Juntamente a isso, o Iluminismo trouxe o sentido racional do pensamento, formando tal sujeito.
Sujeito Sociológico: na transição para o Renascimento, aconteceu uma mudança fundamental do pensamento humano. A colocação do indivíduo (interior) no
contexto social (exterior) de dependência surgiu a partir da necessidade de o indivíduo racional influenciar e ser influenciado pelas ideias de outros.
Sujeito Pós-moderno: a formação de fluxos de pessoas, dinheiro e cultura pelo advento da globalização criou o chamado “descentramento” do sujeito, as múltiplas facetas oferecidas pelo mundo ao indivíduo através da flexibilidade no contato com outras identidades culturais também fragmentadas, levando o sujeito a uma maior superficialidade e abrangência de identidades absorvidas.
Para criarmos a comparação, devemos aproximar os conceitos de sujeitos Iluminista e Sociológico, ambos definiram identidades fixas e foram contemplados pela identidade nacional. Esses conceitos, segundo Bauman, estão perto de um fim, pois representações nacionais não conseguem garantir a “fixação” do sujeito. Cada indivíduo que entra em contato com outras identidades começa a questionar a sua própria. A partir disso, existe a fragmentação, dando origem ao sujeito Pós-moderno de Stuart Hall.
Da mesma forma, Pierre Nora sugere a perda de uma memória fluida, que se expressa em lugares materiais(museus), funcionais(monumentos) e simbólicos(bandeira). Esse conceito é a tentativa de reconectar o sujeito pós-moderno com suas ancestralidades, remetendo aos sujeitos Iluminista e Sociológico, que ainda se encontravam “centrados”.

Beatriz Pidone e Pedro Farhat - alunos do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC

Um comentário: